• MANJERICÃO

Nome popular: Manjericão

Nome científico: Origanum basilicum L

Características: O manjericão é uma planta herbácea com aproximadamente 45 cm de altura, possui um caule finamente estriado, quadrado, ramoso, verde-claro a avermelhado na base, suas folhas são verdes e ovais. É uma planta muito aromática com folhas perfumadas. Os rebentos, ou seja, as folhas menores do centro são mais enrugadas. Nativo da Índia, onde é cultivado quase que como planta sagrada. Estimula o apetite, acelera a digestão, impede o inchaço, melhora rim e mucosa. Evita os vômitos, cólicas intestinais e diarreias. Ação antibacteriana, auxilia na desintoxicação e tem benefícios para os olhos. Boa fonte de magnésio (melhora fluxo sanguíneo). Fonte também de vitaminas A e C, potássio, ferro, cálcio e betacaroteno.

 

Lua de plantio: Crescente.

Plantio: As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente, ou também pode ser semeadas em sementeiras, neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura. O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. É uma planta muito sensível, sendo que apenas ao beliscar uma folha irá criar uma contusão (ficará preta) no prazo de 10 minutos. Simultaneamente, não gostam de mudanças extremas de temperatura, nem de temperaturas muito baixas, o mínimo devem ser 12 graus. 

Solo e irrigação: A melhor maneira para cuidar do Manjericão é regar frequentemente, mas em poucas quantidades, ou seja, de modo que o solo não fique encharcado, dessa forma, os solos devem ser bem drenados, leves, férteis e ricos em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, e apenas solos muito ácidos são inadequados.

Colheita: O manjericão é uma planta anual. A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. Os galhos também podem ser colhidos caso a planta esteja frondosa.

Consumo: O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. Deve ser acrescentado no final do cozimento. 

Delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarela. Também conhecido como Basílico, é a erva aromática de excelência para a aromatização de pizzas, molhos (principalmente com base de tomate) e massas. As flores também são comestíveis. O chá do manjericão por suas propriedades tônicas e digestivas, segundo o conhecimento tradicional é usado no tratamento de enjoos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.

 

 

Fontes:

Sites:

Aromaticasvivas.com

Hortas.info

MANJERICÃO

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: MANJERICÃO