• ORO-PRO-NÓBIS

Nome popular: Oro-pro-nóbis, labrobó, orabrobó.

 

Nome Científico: Pereskia aculeata

 

Características: Planta trepadeira se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. Pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço de invasores. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel.

 

Lua de plantio: Crescente.

 

Plantio: Sua rusticidade permite que seja cultivada em diversos tipos de solos, inclusive não exige que eles sejam férteis. A oro-pro-nóbis também se desenvolve em ambientes com incidência de sol ou meia sombra. Inicie o plantio no começo do período de chuvas. A hortaliça é resistente à seca, mas o acesso a água nessa fase do cultivo estimula o crescimento dos ramos. Se propaga através de estacas. Para conseguir com que as mudas peguem, use a região localizada entre as partes mais tenras e as mais lenhosas da haste. Corte cada estaca com 20 centímetros de comprimento e enterre um terço dele em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido.

 

Época e regiões para plantio:  Inicie o plantio no começo do período das chuvas. A hortaliça é resistente à seca, mas o acesso à água nessa fase do cultivo estimula o crescimento dos ramos.


Solo e irrigação: Adapta-se bem a qualquer tipo de solo. Embora seja pouco exigente em adubações, mantenha bom nível de matéria orgânica no solo para um pleno desenvolvimento das plantas e boa produção de folhas. Faça manutenção a cada dois meses e execute podas dos ramos a cada 75 a 90 dias na estação chuvosa e a cada 90 a 100 dias na estação seca, quando a planta deve ser irrigada.

Colheita: A partir de três meses após o plantio, pode ser iniciada a colheita das folhas da Ora-pro-nóbis, após a poda dos galhos. As folhas devem apresentar de 7 a 10 centímetros de comprimento. Coloque luvas para a hora da coleta, a fim de evitar ferimentos pelos espinhos.

Consumo: Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína. De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas. Na medicina popular, elas são indicadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele em casos de queimadura.

 

Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

ORO-PRO-NÓBIS

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: ORO-PRO-NÓBIS