• ACELGA

Nome popular: Acelga

 

Nome Científico: Beta vulgaris L. var. cicla

 

Características: A acelga é da mesma família da beterraba e se diferencia pelo grande desenvolvimento das folhas e do talo, que são as partes comestíveis. Suas folhas podem ser de várias cores, com pecíolos (talos das folhas) brancos, verdes, amarelos, laranjas ou vermelhos. Os pecíolos podem ser ou não alargados (Grupo de cultivares Flavescens e grupo de cultivares Cicla respectivamente). Rica em fibras e vitaminas A e C, além de ser fonte de sais minerais como cálcio e ferro.

 

Lua de plantio: Nova.


Plantio: Semeie as sementes de acelga no local definitivo ou semeie em sementeiras e transplante quando as mudas atingirem aproximadamente 5 cm de altura. As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação. A acelga necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões quentes pode ser cultivada com sombra parcial nas horas mais quentes do dia.

Época e regiões para plantio: Desenvolve-se melhor sob temperaturas amenas, entre 15° e 25°C, sendo plantadas geralmente nos períodos de outono e inverno em regiões de baixa altitude. Em regiões mais altas, com verão suave, pode-se plantar durante todo o ano. É resistente a geadas leves, quanto em clima mais quente.

 

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Acelga

fev./jul.

fev./jul.

*

*

abr./jun.

*Não recomendável.

 


Solo e irrigação: O solo para o plantio de acelga deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. A faixa ideal de pH vai de 6 a 6,8, mas a acelga é bastante tolerante quanto ao pH do solo, com exceção dos solos que são muito ácidos. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado.

Colheita: A colheita das folhas da acelga pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas jovens também possam ser colhidas para uso em saladas. Dependendo das condições de cultivo, a colheita pode continuar por alguns meses. A acelga é uma planta bianual.

 

Consumo: Pode ser consumida crua, em saladas, e refogada como a couve, os caules podem ser consumidos fritos ou cozidos em sopas.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

ACELGA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: ACELGA