• ABÓBORA

Nome popular: Abóbora, moranga, jerimum e mogango.

 

Nome Científico: Cucurbita moschata Duch. Cucurbita máxima. Cucurbita pepo. Cucurbita argyrosperma.

Características: Estas plantas são bastante semelhantes entre si e seus frutos variam muito em tamanho e formato, não sendo muito fácil distinguir as espécies. É uma cultura tipicamente tropical com frutos ricos em vitamina A. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Na mesma planta encontram-se flores femininas (que originam os frutos) e masculinas (que fornecem o pólen). Para boa produtividade e frutos sem deformações, é necessária a presença de abelhas para a polinização. Os tipos mais encontrados são: seca (frutos grandes), baianinha (casca rajada) e japonesa ou cabotiá (casca verde-escuro). No caso das abóboras híbridas (cabotiá), para o pegamento dos frutos, é preciso que outra espécie, plantada 15 dias antes do híbrido, forneça o pólen ou seja aplicado hormônio sintético nas flores.

 

Lua de plantio: Nova e Crescente.

 

Plantio: Semeie as sementes de abóbora ou moranga no local definitivo, fazendo covas de 45 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro para cultivares cujas plantas têm grande porte, e de 30 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro para cultivares menores. A terra retirada de cada cova deve ser adubada com esterco bem curtido, húmus de minhoca ou composto orgânico. Após fechar a cova com a terra já adubada, irrigue e coloque 2 ou 3 sementes em um pequeno buraco de cerca de 2 cm de profundidade. As abóboras e morangas crescem melhor em locais ensolarados, mas podem ser cultivadas com sombra parcial, desde que haja uma alta luminosidade.

Época e regiões para plantio: É favorecida por temperaturas elevadas. Tolera temperaturas

Amenas, entre 15° e 25°C, mas não resiste a geadas. Dias curtos, com menor exposição do Sol, favorecem a floração feminina, resultando em maior produtividade. Em regiões de inverno suave, é possível plantar o ano todo, desde que haja irrigação.


 

                                            ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Abóbora

out./fev.

set./mar.

mar./out.

ano todo

abr./ago.

 


Solo e irrigação: Cultive em solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio. O pH ideal do solo varia entre 5,5 e 6,8. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas podem ser resistentes a curtos períodos de seca. A aboboreira geralmente cresce bastante, assim uma vara pode ser fincada verticalmente no local onde as sementes são semeadas para marcar o centro da futura planta, permitindo direcionar a irrigação e evitar o desperdício de água.

Colheita: A colheita da abóbora ou da moranga pode começar de 85 a 150 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Colha a abóbora quando o talo do fruto ficar amarelo ou marrom, podendo até chegar a rachar em algumas cultivares. Se a abóbora não for consumida brevemente, colha o fruto com o maior comprimento de talo possível. Frutos sem talo podem estragar mais rápido e são menos valorizados quando são utilizados para fins de decoração.


Consumo: É consumida em saladas, cozidos, refogados, sopas, purês, pães, bolos, pudins e doces. As sementes são ricas em ferro e podem ser torradas e consumidas como aperitivo. As folhas e flores também podem ser utilizadas como alimento. Óleo pode ser obtido das sementes, e existem cultivares especialmente adaptadas para este objetivo.



Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

ABÓBORA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: ABÓBORA