• ABOBRINHA

Nome popular: Abobrinha italiana, abobrinha verde, abobrinha

 

Nome Científico: Cucurbita pepo L.

 

Características: Abobrinha é o nome popular dado a algumas variedades ou cultivares de abóboras cujos frutos são colhidos e consumidos quando ainda estão imaturos. A grande maioria destas variedades são da espécie Cucurbita pepo, mas há exceções. Quase todas as cultivares de abobrinha formam moitas que não se alastram muito. Seus frutos são de fácil digestão, ricos em niacina, e fonte de vitaminas do complexo B.

 

Lua de plantio: Nova e Crescente.


Plantio: Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas. Algumas cultivares de abobrinha podem crescer bem em vasos grandes. Preferencialmente deve ser cultivada em locais ensolarados, mas pode ser cultivada em sombra parcial, desde que haja uma alta luminosidade.

Época e regiões para plantio: Desenvolve-se melhor sob temperaturas amenas, entre 15° e 25°C. Temperaturas elevadas podem prejudicar a polinização. Não tolera geadas e baixas temperaturas.


 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Abobrinha Italiana

set./maio

ago./maio

mar./out.

ano todo

abr./ago.

 


Solo e irrigação: Cultive em solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8. A cultura é sensível ao excesso de água no solo, dessa forma, irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

 

Colheita: A colheita da abobrinha varia de 45 a 80 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Colha a abobrinha quando bem desenvolvida, mas ainda imatura (o tamanho adequado para a colheita varia com a cultivar).

 

Consumo: A abobrinha pode ser consumida refogada no óleo ou azeite, cozida, em saladas frias, como suflê, frita à milanesa, recheada ou como ingrediente em bolos, pizza e pastelões. Seu cozimento é rápido e não é necessário acrescentar água, pois a água da abobrinha é suficiente para cozinhá-la.


 

Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

ABOBRINHA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: ABOBRINHA