• ESPINAFRE

Nome popular: Espinafre, espinafre-verdadeiro, espinafre-europeu, espinafre-da-pérsia e espinafre-da-nova-zelândia.

 

Nome Científico: Spinacea oleracea L. (espinafre verdadeiro ou europeu) e Tetragonia expansa (Espinafre da Nova Zelândia)

 

Características: Há duas hortaliças conhecidas como espinafre. O mais encontrado no Brasil é o espinafre da Nova Zelândia, planta que produz grandes folhas carnosas de cor verde-escuro. É uma verdura originária da Pérsia, atual Irã. Rico em vitamina A, do complexo B e sais minerais, principalmente ferro.

 

Lua de plantio: Nova.

 

Plantio: Semeie diretamente no local definitivo da horta ou semeie em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes e transplante quando as mudas tiverem quatro folhas verdadeiras. As sementes podem ficar até 1 cm de profundidade no solo e geralmente levam uma ou duas semanas para germinarem em condições adequadas. O espinafre também pode ser cultivado em vasos e jardineiras. Pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, escolha o local de cultivo de forma que a planta não fique exposta a luz solar direta durante as horas mais quentes do dia.

Época e regiões para plantio: Pode ser cultivado numa ampla faixa de temperatura, mas produz melhor sob temperaturas amenas, entre 15° e 25°C, com resistência ao calor. Não tolera frio excessivo. Temperaturas elevadas podem induzir ao florescimento precoce.


 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Espinafre

fev./set.

fev./set.

mar./ago.

mar./ago.

mar./maio

 


Solo e irrigação: Os solos devem ser bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio. O pH ideal do solo para o cultivo do espinafre situa-se entre 6 e 7,5. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Colheita: As folhas do espinafre podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio. Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as folhas mais externas que estão bem desenvolvidas, e antes que a planta emita o pendão e forme flores. Podem ser feitos cortes sucessivos, os quais estimulam a produção de novas folhas. O espinafre também pode ser arrancado por inteiro ou pode ser cortado a aproximadamente 2,5 cm acima do solo, sendo que neste último caso a planta pode rebrotar e produzir nova colheita. Quando cultivado em clima quente, colha a planta inteira antes do surgimento da inflorescência.

 

Consumo: Pode ser consumido cru em saladas ou refogado, como a couve, em sopas, cremes, molhos, tortas, omeletes e até em sucos. Contudo, seu consumo não pode ser exagerado, pois suas folhas também contêm uma alta concentração de oxalatos.

 



Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

ESPINAFRE

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: ESPINAFRE