• COENTRO

Nome popular: Coentro

 

Nome Científico: Coriandrum sativum L.

 

Características: É uma hortaliça condimentar da mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha-salsa. O coentro é rico em vitaminas A, B1, B2 e C.

 

Lua de plantio: Nova ou Crescente.

 

Plantio: Normalmente é plantado em local definitivo, via semente, pois não suporta bem o transplante. Pode ser cultivado em locais ensolarados ou em sombra parcial, no entanto, plantas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial. As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação como também, demorar a germinar, deixá-las de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação. O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária.

 

Época e regiões para plantio: O coentro é uma cultura que pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, mas se adapta melhor em clima quente, não tolera baixas temperaturas.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Coentro

set./jan.

ago./fev.

ano todo

ago./abr.

abr./out.

 

 

Solo e irrigação: Dê preferência a solos bem drenados, moderadamente férteis e ricos em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, assim tolera bem várias condições de solos, incluindo os ácidos. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, mas sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Colheita: A colheita das folhas pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta. Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, colocando estes em um recipiente que deve estar em local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar. O coentro é uma planta anual.

Consumo: Dá aroma e sabor a variados pratos. Pode ser ingrediente de saladas, sopas, carnes e peixes e cozidos em geral. Deve ser colocado ao final do preparo, para não ficar murcho.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

COENTRO

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: Coentro