• CENOURA

Nome popular: Cenoura

 

Nome Científico: Daucus carota L.

 

Características: A parte comestível da cenoura é a raiz tuberosa que pode ser encontrada nas cores: alaranjada, brancas, roxas, amarelas e vermelhas.  Sua forma varia entre cilíndricas, arredondadas ou cônicas. Tem alto teor de betacaroteno, substância necessária à produção de vitamina A pelo nosso organismo. Também fornece cálcio, sódio e potássio.

 

Lua de plantio: Minguante ou Nova.

 

Plantio: O solo deve ser bem fofo, sem qualquer obstáculo ao crescimento das raízes, para que não ocorram deformações. Cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto, mas tolera crescer na sombra desde que a luminosidade seja boa. As sementes devem ser semeadas diretamente na horta, pois a cenoura geralmente não suporta bem o transplante, geralmente entre uma e três semanas ocorre a germinação. O espaçamento recomendado entre cada planta é de 5 a 10 cm. Pode ser cultiva em vasos e jardineiras, desde que possuam profundidade suficiente para o desenvolvimento da raíz.

Época e regiões para plantio: A temperatura mínima para o plantio deve ser de 8°C, contudo plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas, pois as raízes sobrevivem mesmo quando a folhagem morre, e assim as plantas rebrotam quando a temperatura volta a aumentar na primavera. A faixa ideal para uma germinação rápida e uniforme das sementes é de 20° a 30°C. Para cultivares de verão, baixas temperaturas no campo induzem as plantas a florescerem, o que só é desejável para produtores de sementes. Deve-se atentar à adequação da cultivar com o clima na época de plantio. Cultivo em temperaturas acima de 30°C podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Cenoura de inverno

fev./ago.

mar./jul.

*

abr./jul.

*

Cenoura de verão

nov./jan.

out./mar.

out./mar.

out./mar.

out./mar.

*Não recomendável.

 

Solo e irrigação: O ideal é que o solo seja profundo, leve, rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH entre 6,0 e 7,5. Precisa ser cultivada em um solo sem rochas e outros detritos ou as raízes poderão crescer tortas e ramificadas. O solo não precisa ser particularmente rico em nitrogênio. Solos argilosos pesados também podem produzir colheitas razoáveis, desde que não estejam compactados e não fiquem encharcados durante o período de cultivo. O solo de vê ser mantido levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes além do surgimento de doenças.

Colheita: O amarelecimento e o secamento das folhas mais velhas e o arqueamento das folhas mais novas são indicativos do ponto de colheita, isso pode ocorrer entre 85 a 110 dias após a semeadura dependendo da variedade cultivada de cenoura. O atraso na colheita pode tornar as raízes fibrosas e com sabor pouco agradável. As folhas mais jovens têm melhor sabor. As folhas podem ser colhidas quando necessário em plantas já bem desenvolvidas, mas a colheita excessiva de folhas antes da colheita da raiz pode prejudicar o crescimento desta. A cenoura é cultivada como anual, mas é uma planta bianual.

 

Consumo: Além do consumo in natura em saladas (crua ou cozida) como também na forma de pão, bolo, suflê, purê, doce, creme ou suco. As folhas também podem ser consumidas, embora seu consumo seja menos comum, pois têm um forte sabor.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

CENOURA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: Cenoura