• AGRIÃO-DA-TERRA

Nome popular: Agrião ou erva-de-santa-bárbara

Nome Científico: Barbarea verna

Características: É uma hortaliça folhosa, pequena, cujas folhas lembram em sabor e forma as folhas do agrião-da-água.  Rica em vitamina C e em sais minerais, como o ferro. Seus talos são ricos em iodo. Quando floresce, atinge de 30 a 90 cm de altura, mas durante seu período útil de cultivo geralmente não ultrapassa dos 15 cm de altura.

Lua de plantio: Nova.

Plantio: É semeada em bandejas ou em sementeiras, sendo posteriormente transplantada para o local definitivo. O espaçamento pode ser de 10 a 20 cm entre as plantas. As estacas retiradas de culturas adultas também podem ser utilizadas para o plantio. O agrião-da-terra também pode ser facilmente cultivado em vasos e jardineiras. Em climas amenos pode ser cultivada com iluminação solar direta, já em climas mais quentes, o cultivo deve ser em sombra parcial com uma boa luminosidade.

Época e regiões para plantio: Seu desenvolvimento tem melhor produção sob temperaturas amenas, entre 15° e 25°C, sendo plantado geralmente nos períodos de outono e inverno. Onde o verão não é muito quente, pode ser plantado o ano inteiro.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Agrião

fev./out

fev./jul.

mar./set.

mar./jul

abr./jul

Solo e irrigação: Espécie pouco exigente quanto ao solo, podendo o pH variar de 4,5 a 7,5. Haverá melhor desenvolvimento em solos bem drenados, porém não encharcados, férteis e ricos em matéria orgânica. Muito sensível a falta de água.

Colheita: A primeira colheita se dá por volta de 60 dias após o plantio, quando as folhas já se encontram bem desenvolvidas, podendo ser repetida por quatro vezes ou mais. As folhas podem ser colhidas individualmente até que a planta comece a florescer, após essa fase suas folhas podem se tornar amargas.

Consumo: As folhas podem ser consumidas cruas em saladas e sanduíches ou podem ser utilizadas em sopas e outras receitas culinárias.



Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

AGRIÃO-DA-TERRA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: AGRIÃO-DA-TERRA