• NABO

Nome popular: Nabo

 

Nome Científico: Brassica rapa var. rapa (L.) Thell.

 

Características: Pertence a mesma família do repolho, da couve e do rabanete. É uma planta que produz raiz e folhas comestíveis, sendo a sua raiz mais consumida que as folhas. As cultivares de raízes, que são as mais cultivadas no mundo, podem ter formatos arredondados, achatados, cônicos ou ovais, com 5 a 20 cm de diâmetro e com coloração externa totalmente branca ou branca com o topo (o colo) arroxeado, amarelado ou esverdeado. A cor interna pode ser branca ou amarelada. É fonte de fibras e sais minerais, principalmente cálcio.

 

Lua de plantio: Minguante.

 

Plantio: A semeadura do nabo é normalmente feita diretamente no local definitivo, do fim do verão ao início da primavera, variando com o clima da região. Em regiões onde o clima é sempre ameno, pode ser cultivado durante o ano todo. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. A germinação das sementes é rápida e normalmente demora apenas de alguns dias a uma semana. O espaçamento pode variar de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio e de 10 a 25 cm entre as plantas, dependendo da cultivar. Não é muito exigente em adubação, e o solo argiloso favorece a cultura. O melhor é cultivar com luz solar direta, mas pode tolerar sombra parcial com boa luminosidade.

Época e regiões para plantio: O nabo cresce melhor em temperaturas amenas, entre 15° e 25°C, mas suporta bem temperaturas mais baixas e geadas leves. Pode ser semeado nos períodos de outono e inverno na maioria das regiões e, ao longo do ano, em regiões de elevadas altitudes. Cultivada em temperatura elevada, a planta pode florescer precocemente, suas folhas podem adquirir um sabor mais forte e amargo, e sua raiz não se desenvolve bem e pode se tornar fibrosa.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Nabo

abr./maio

jan./ago.

fev./jul.

fev./jul.

abr./jul.

 

Solo e irrigação: Os solos devem ser bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica, sem rochas e outros detritos. É tolerante quanto ao pH do solo, mas cresce melhor com pH entre 6 e 7. O nabo é muito sensível a ausência do micronutriente boro. Para evitar uma deficiência de boro em locais onde o solo é pobre neste micronutriente, recomenda-se a utilização de adubos que contêm boro, a aplicação no solo de bórax ou de ácido bórico antes do plantio, ou a aspersão das folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para 5 litros de água. Contudo, é necessário cuidado, pois o excesso de boro no solo também é prejudicial. Irrigue com frequência, de forma que o solo permaneça sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Colheita: Inicia-se entre 40 e 80 dias após a semeadura, dependendo do cultivar utilizado e das condições de cultivo. Não atrase muito a colheita, pois as raízes podem se tornar lenhosas com o decorrer do tempo, com a exceção de algumas cultivares que podem ser colhidas tardiamente sem perda de qualidade. Na colheita das nabiças, as plantas podem ser arrancadas inteiras, ou todas as folhas podem ser cortadas a cerca de 5 cm do solo, o que permite que a planta rebrote, de forma que uma nova colheita de folhas jovens pode ser feita em duas ou três semanas. As folhas também podem ser colhidas individualmente quando necessário. O nabo é uma planta bienal, cultivada como anual.

 

Consumo: As raízes são geralmente consumidas cozidas, mas também podem ser consumidas cruas, especialmente se forem raladas.As cultivares de folhas são mais conhecidas como nabiças, e as inflorescências são conhecidas como grelos-de-nabo. As folhas e flores podem ser consumidas cruas ou cozidas.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

NABO

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: Nabo