• MAXIXE

Nome popular: Maxixe

 

Nome Científico: Cucumis anguria L.

 

Características: O maxixe é uma trepadeira cujos ramos podem crescer até 3 metros. Planta de origem provavelmente africana, pode ser encontrada crescendo naturalmente em muitas regiões tropicais da América e da Austrália. Os frutos são fonte de minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias.

 

Lua de plantio: Crescente.

 

Plantio: A semeadura é feita normalmente no local definitivo, fazendo covas de 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro. A terra retirada de cada cova deve ser adubada com esterco bem curtido, húmus de minhoca, composto orgânico ou adubo químico. Após fechar a cova com a terra já adubada, irrigue e coloque 2 ou 3 sementes a cerca de 2 cm de profundidade. Quando as plantas tiverem 10 cm de altura, deixe apenas uma ou duas plantas por cova. O espaçamento pode ser de 2 a 3 metros entre as linhas de plantio e 1 metro entre as plantas. Esta planta cresce melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

 

Época e regiões para plantio: O maxixeiro é uma planta de clima quente, crescendo bem em temperaturas entre 20°C e 27°C. Em regiões altas só pode ser semeado nos períodos de primavera e verão. Na Região Norte, o excesso de chuvas pode provocar doenças.

 

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Maxixe

set./fev.

set./fev.

ano todo

ano todo

ano todo



Solo e irrigação: Plante em solos leves, ricos em matéria orgânicas, férteis e bem drenados. O ideal é que o pH do solo esteja entre 5 e 6,5. Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, porém sem que permaneça encharcado. 


Colheita: Geralmente a colheita inicia-se em 50 a 80 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. A colheita dos frutos para serem consumidos crus deve ser feita antes do desenvolvimento das sementes, quando são bem novos. Para outras formas de consumo, podem ser colhidos já bem desenvolvidos. O tamanho adequado dos frutos para a colheita varia entre 3 cm e 7 cm de comprimento.

 

Consumo: Se colhido ainda verde, ele pode ser preparado cru, como salada, ou cozido como é mais comum ser consumido na forma de sopas ou refogados.


 

Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

MAXIXE

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: Maxixe