• RÚCULA

Nome popular: Rúcula ou pinchão.

 

Nome Científico: Eruca sativa L.

 

Características: A rúcula apresenta plantas de porte baixo, suas folhas são alongadas e recortadas, de coloração verde escuro e de sabor picante. Dentre todas as hortaliças, a rúcula é a fonte mais rica em ferro. Contém ainda cálcio, fósforo, Vitaminas A e C.

 

Lua de plantio: Cheia.

 

Plantio: Propaga-se por sementes plantadas em local definitivo ou em bandejas, sendo transplantadas posteriormente. No outono e inverno pode ser cultivada com sol direto o dia todo, mas no verão pode ser melhor prover sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.

 

Época e regiões para plantio: Produz melhor sob temperaturas amenas, entre 15° e 25°C. Nas regiões em que o verão é ameno, pode ser plantada durante o ano todo. Em temperaturas mais altas a planta tem seu desenvolvimento prejudicado, florescendo precocemente. Além disso, quando cultivada em temperaturas elevadas, suas folhas tendem a ser menos tenras e mais amargas. Embora suporte bem temperaturas próximas de 0°C, em regiões com invernos rigorosos as plantas jovens podem necessitar de proteção, como o cultivo em estufas agrícolas.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Rúcula

mar./ago.

mar./ago.

mar./jul.

mar./jul.

*

*Não recomendável.

 

Solo e irrigação: O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. A irrigação deve ser frequente para que o solo seja mantido sempre úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.


Colheita: A colheita se inicia de 40 a 60 dias após a semeadura, podendo-se colher os rebrotamentos. Pode-se arrancar toda a planta ou apenas as folhas bem desenvolvidas, de forma que a colheita pode se estender por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes que a planta comece a florescer, pois neste estágio as folhas geralmente se tornam mais amargas.

 


Consumo: A rúcula é uma planta anual cujas folhas são consumidas cruas, cozidas ou refogadas, sendo utilizadas em diversos tipos de receitas culinárias como no preparo de tortas, quiches, pizzas e lasanhas. As sementes também podem ser consumidas, e são algumas vezes utilizadas no lugar das sementes de mostarda.


 

Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info 

           Jornalagricola.wordpress.com

RÚCULA

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

COUVE

COUVE

Nome popular: Couve Nome Científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C. Característ..

Tags: Rúcula