• PIMENTÃO

Nome popular: Pimentão

 

Nome Científico: Capsicum annuum L.

 

Características: O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e, quando maduro, é excelente fonte de vitamina A. Os pimentões ou pimentos são um grupo de cultivares de pimenta da espécie Capsicum annuum, e são um tipo de pimenta doce, ou seja, são pimentas que não têm capsaicina e outros capsaicinoides nos frutos, que são as substâncias que produzem a sensação de ardência, e assim não são picantes (há pelo menos uma exceção, a cultivar híbrida ‘Mexibelle’, cujos frutos contém capsaicina e portanto são picantes). Os frutos do pimentão ou pimento podem ser colhidos ainda verdes ou podem ser colhidos quando estão maduros. Na maioria dos cultivares, os pimentões são verdes quando imaturos e quando maduros são vermelhos, mas há cultivares com frutos maduros ou imaturos de várias outras cores, incluindo laranja, amarelo, marrom-chocolate, roxo e branco. Por exemplo, na cultivar “Purple Beauty”, o fruto começa verde, passa a ser roxo e então quando amadurece se torna vermelho. Um exemplo de cultivar cujos frutos permanecem verdes mesmo quando maduros é a cultivar ‘Permagreen’. Os frutos também variam no formato e no tamanho, havendo cultivares com frutos menores ou maiores, e frutos mais quadrados, mais retangulares ou mais cônicos.

 

Lua de plantio: Crescente.

 

Plantio: O plantio é feito em bandejas para posterior transplante em local definitivo. Deve ser tutorada (apoiada com estacas e arame) para não tombar. É muito atacada por doenças, sendo recomendado alternar o plantio de pimentão com outras espécies (gramíneas, por exemplo), para diminuir a incidência de doença no próximo ciclo. Cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto. Em clima muito quente, sombra parcial pode ser benéfica nas horas mais quentes do dia. O pimentão pode ser cultivado em vasos, mas estes devem ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm para que as plantas se desenvolvam bem.

 

Época e regiões para plantio: É uma planta de origem tropical, produzindo melhor sob temperaturas relativamente elevadas ou amenas, entre 15° e 25°C. Não tolera frio nem geadas, onde o inverno é ameno, pode ser cultivado durante o ano todo. Temperaturas acima de 30°C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos.


ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Pimentão

set./fev.

ago./mar.

maio/set.

ago./dez.

abr./jul.

 


 

Solo e irrigação: É exigente em nutrientes e se desenvolve melhor em solos com partículas médias (siltosos). O ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o ideal é um pH entre 5,5 e 7,5. Irrigue quando necessário para manter o solo sempre úmido, porém o solo não deve permanecer encharcado.

Colheita: Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio, e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros. Esta planta geralmente é cultivada como anual, mas é uma perene de vida curta e em condições adequadas pode produzir frutos por alguns anos.

Consumo: É vendido verde ou maduro, dependendo da preferência do mercado consumidor e da logística de entrega (quando colhidos maduros, a vida pós-colheita é

menor). Pode ser consumido cru ou como condimento no preparo de vários pratos.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info 

        Jornalagricola.wordpress.com

PIMENTÃO

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

ALMEIRÃO

ALMEIRÃO

Nome popular: Almeirão ou chicória amargaNome Científico: Cichorium intybus L.Características: Suas..

Tags: Pimentão