• BRÓCOLIS OU         COUVE-BRÓCOLOS

Nome popular: Brócolis, brócoli, brócolos ou couve-brócolos

 

Nome Científico: Brassica oleracea L. var. itálica

 

Características: Planta verde escura da mesma família da couve, da couve-flor, do repolho e do agrião. Podem ser do tipo “ramoso” ou do tipo “cabeça”. Produz inflorescências (conjunto de flores) comestíveis. Fonte de vitamina A, C, ferro, cálcio, fósforo e fibras. Os brócolis-de-cabeça são comercializados no Brasil com os nomes de brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano. Apesar dos nomes utilizados no comércio, os brócolis são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo.

 

Lua de plantio: Crescente ou Cheia.

 

Plantio: É uma cultura exigente em adubação de micronutrientes, especialmente boro e molibdênio. Necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou também podem ser semeadas em sementeiras neste formato o transplante deve ocorrer preferencialmente no fim da tarde, com o solo bem úmido ou em dias nublados. A germinação ocorre geralmente em menos de uma ou duas semanas. O espaçamento pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 30 cm a 60 cm entre as plantas. Maiores espaçamentos tendem a gerar plantas com maiores inflorescências, mas a produtividade por área é normalmente maior com os menores espaçamentos.

 

Época e regiões para plantio: Os brócolis-ramosos são mais tolerantes ao calor e podem suportar bem crescer em temperaturas médias mais altas, de até 28°C. Já os brócolis-de-cabeça são hortaliças que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 23°C. Embora possam suportar temperaturas mais baixas por curtos períodos, crescem melhor na faixa que vai de 6°C a 23°C.

 

ÉPOCA MAIS RECOMENDADA PARA PLANTIO

ESPÉCIE

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-Oeste

Norte

Brócolis de verão

out./dez.

set./jan.

out./fev.

out./jan.

abr./jul.

Brócolis de inverno

fev./set.

fev./jul.

*

fev./mai.

*

*Não recomendável.

 

Solo e irrigação: Necessita de solos bem drenados mas sem que fique encharcado, férteis e ricos em matéria orgânica. O pH ideal do solo é entre 6 e 7. O brócolis necessita do micronutriente boro para se desenvolver bem, sendo que sua deficiência resulta em caules ocos e inflorescências malformadas. Se o solo for deficiente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro também é prejudicial.

 

Colheita: A colheita deve ser feita quando os botões florais estão bem desenvolvidos, ainda com coloração verde-escuro, mas antes da abertura das flores. Os brócolis ramosos podem ser colhidos a partir de 60 a 90 dias após a semeadura. As inflorescências podem ser colhidas várias vezes em intervalos de 5 a 10 dias até o fim do período de floração. Já o brócolis-de-cabeça pode ser colhido entre 75 a 100 dias após a semeadura. Após a primeira colheita, podem surgir brotos laterais que possibilitam outra colheita, com inflorescências menores.

 

Consumo: Geralmente é consumido cozido, mas também pode ser consumido cru, quando novinho. Pode ser utilizado em saladas, suflês, sopas ou refogado no arroz. É uma hortaliça pouco durável e deve ser consumida rapidamente após a colheita, exigindo uma boa coordenação entre o produtor e o consumidor final.

 


Fontes:

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa/Sebrae. Brasília (DF), 2010.

Sites: Hortas.info

           Jornalagricola.wordpress.com

BRÓCOLIS OU COUVE-BRÓCOLOS

Produtos Relacionados

ALFACE

ALFACE

Nome popular: AlfaceNome Científico: Lactuca sativa L.Características: As folhas podem ser lisas o..

COUVE-CHINESA

COUVE-CHINESA

Nome popular: Couve-chinesa ou repolho chinês, chamada erroneamente de acelga. Nome Científico: ..

ALMEIRÃO

ALMEIRÃO

Nome popular: Almeirão ou chicória amargaNome Científico: Cichorium intybus L.Características: Suas..

BETERRABA

BETERRABA

Nome popular: Beterraba Nome Científico: Beta vulgaris L. Características: A maioria das espé..

QUIABO

QUIABO

Nome popular: Quiabo, gombô. Nome Científico: Abelmoschus esculentus (L.) Moench Caracte..

RABANETE

RABANETE

Nome popular: Rabanete Nome Científico: Raphanus sativus L. Características: Produz raí..

CHUCHU

CHUCHU

Nome popular: Chuchu, machucho, caiota ou pimpinela. Nome Científico: Sechium edule Sw. ..

Tags: BRÓCOLIS OU COUVE-BRÓCOLOS